O evento organizado em Joinville para a disputa do SC Bowl IV fez jus ao que foi demonstrado em campo desde agosto: uma bela festa, com transmissão ao vivo via internet e ainda a narração de um dos maiores representantes do futebol americano nacional: André Adler. Em campo o vencedor da temporada regular, Joinville Gladiators (7-1), contra o surpreendente São José Istepôs (4-4).
A partida iniciou com os ataques ansiosos, cometendo algumas faltas. Foi apenas na metade do primeiro quarto que a defesa joinville conseguiu produzir resultados ao forçar e recuperar um fumble já próximo a endzone de São José. O ataque conseguiu ainda bom avanço com recepção do wide-receiver #81 Santo e abriu o placar com uma corrida pelo meio da defesa Istepôs, através de seu running back #43 Leivas.
Aproveitando o bom momento no jogo, a defesa dos Gladiators conseguiu uma interceptação no início do segundo quarto. O #56 Rato deixou o ataque preto e amarelo novamente próximo ao seu objetivo, na linha de 31 jardas. Variando algumas jogadas de passe e outras de corrida e conquistando território aos poucos, este drive foi concluído novamente pelo running back #43 Leivas, deixando o placar em 14 a 0 para o time da casa.
O ataque Istepô, apesar da forte pressão da defesa adversária conseguia avançar em campo através das corridas e poucos passes mas sem produzir pontos. A defesa Istepô voltou a campo colocando muita pressão nos Gladiators, conseguindo alguns sacks e impedindo o avanço. O reconhecimento desse esforço viria na interceptação de #22 Joe Lacey , sendo parado apenas na linha de 1 jarda. O serviço foi completado pelo running back #46 J.P. Ramos , em corrida lateral. As equipes adentraram seus vestiários no intervalo da partida com o placar de 14 a 7 para Joinville.
Após a entrega de prêmios dos melhores jogadores da temporada catarinense, o ataque de Joinville jogou um balde de água fria no time de São José. Recebendo belo passe, o wide receiver #81 Santo completou 35 jardas até marcar o touchdown e ampliar a vantagem para 21 a 7.
Com muita pressão, a defesa dos Gladiators impedia o ataque Istepô de avançar e marcar pontos. Sem tempo para lances aéreos, a saída foi utilizar a habilidade de seus running backs, que nada puderam fazer quando, novamente pressionado, o quarterback #7 Crema lançou uma interceptação.
Aproveitando a posse, o ataque da casa abusava das jogadas corridas tentando manter o relógio vivo e não conceder muitas oportunidades para o ataque de São José. A virada aconteceu com a segunda interceptação de #22 Joe Lacey, sua nona nessa temporada 2009. O ataque Istepô não vacilou e anotou mais pontos no placar com #46 J.P. Ramos , reduzindo a vantagem para 21x14.
O quarto período, assim como boa parte da disputa, foi marcado pelas boas atuações de ambas as defesas, ocasionando diversas devoluções de posse por punt. Os Istepôs ainda se aproximariam mais uma vez da endzone adversária, depois de um fumble em punt. A distância foi reduzida ainda mais com uma interferência de passe e tudo parecia dirigir-se para o empate, até que o ataque Istepô permitiu o fumble. Sem muitas chances para ambos os ataques, a partida terminaria com a vitória de Joinville por 21 a 14.
fonte: São José Istepô